Simpósio Temático 1
Título: Conflito, Politica, Economia e Poder: as províncias
do norte e a construção do Estado Imperial brasileiro no século XIX.
Proponentes: Prof. Dr. Johny Santana de Araújo
(UFPI) e Prof. Me. José Lins Duarte. (UFPI)
Ementa: A proposta do GT busca privilegiar estudos que
envolvam questões ligadas a participação dos mais diversos atores sociais e
políticos na construção politica do Brasil Império particularmente em um espaço
físico caracterizado por contestações e insurreições, as chamadas províncias do
Norte do Brasil. O presente espaço encontrou-se ora subordinado ora insurreto
em relação ao poder central, questões como cidadania, e identidade, coerção e
conflito, federalismo e republicanismo, conservadorismo e liberalismo, centralização
e descentralização, desenvolvimento e atraso, escravidão e emancipação, leis e
violência são temas recorrentes a construção desse espaço físico que hoje
chamamos de nordeste, mas que durante o império eram tão somente as províncias
do Norte. Para tanto na formação do estado imperial brasileiro aqui está sendo
considerado como um processo contínuo e permanente e, como tal, imbuída de um
caráter dinâmico que o próprio termo sugere. Portanto, a proposta dos estudos
desse GT é de compreender o processo a partir de uma perspectiva histórica
diferentemente de uma ideia de evolução.
Simpósio Temático 2
Título: Intelectuais e Poder: escritas sobre o Piauí.
Proponentes: Profª. Drª. Teresinha de Jesus
Mesquita Queiróz (UFPI) e Profª. Ma. Iara Conceição Guerra de Miranda Moura
(UFPI)
Ementa: O Simpósio Temático “Intelectuais e Poder: escritas
sobre o Piauí” busca reunir pesquisadores atuantes na área de História,
Literatura e Sociologia a fim de discutir as interfaces de poder entre
intelectuais piauienses e as instituições político-culturais. Considerando que
a prática escriturística está atrelada a um lugar social e é marcada por jogos
de poder e representação, discutiremos nesse Simpósio Temático os contextos de
formulação, recepção e crítica de obras sobre o Piauí influenciadas por ações
políticas e instituições culturais, bem como as práticas que estas relações
proporcionam para o entendimento de nossa realidade. O período enfocado nesses
debates será o século XX, por entendermos que este momento é crucial para
criação e consolidação da identidade piauiense através de produções escritas
sobre o Estado. Objetivamos fomentar um debate que resulte num maior
entendimento sobre a aproximação entre intelectuais e o poder público para a
consolidação da cultura piauiense.
Simpósio Temático 3
Título: A História das Cidades no Brasil Republicano.
Proponentes: Prof. Doutorando Pedro Pio
Fontineles Filho (UESPI) e Prof. Dr. Marcelo de Sousa Neto (UESPI)
Ementa: O Simpósio A História das Cidades no Brasil
Republicano visa discutir o processo de formação das cidades brasileiras, bem
como as maneiras de acesso ao espaço urbano e de se relacionar com e no cenário
urbano, privilegiando problemáticas que envolvam a história das formações da
cartografia urbana - tanto na dimensão física quanto simbólica e emocional - e
as memórias relativas a essas experiências, seja pelas ações ou pela
subjetivação do vivido. Dessa forma, procura-se dar visibilidade a pesquisas
que tratem das tensões e das negociações estabelecidas pelos protagonistas do
processo de organização e de significação dos espaços urbanos, assim como as
que discutam as ações do Poder Público e dos diferentes segmentos sociais no
sentido de assegurar direitos a seus habitantes de usufruírem satisfatoriamente
desses espaços, em especial com as experiências relacionadas à instrução formal
e à construção de significados e de sociabilidades em seu cotidiano, impressos
em meio às diferentes maneiras de acordos e de conflitos referentes ao direito
à cidade. Assim, o Simpósio pretende permitir o debate, a interlocução e a
circulação de pesquisas que se dediquem a investigar as cidades brasileiras e
suas sociabilidades no tempo, sobretudo nas diferentes maneiras de
subjetivá-las nas formas de sentir, de falar, de escrever ou de representar o
vivido e o ansiado nesses espaços praticados.
Simpósio Temático 4
Título: Cultura e tradições populares: analise histórico –
antropológica das manifestações culturais, artísticas e religiosas.
Proponentes: Profª Ma. Patrícia de Sousa Santos
(UFPI) e Profª Ma. Jucilaine Maria de Carvalho (UFPI)
Ementa: A rua é um espaço de múltiplas manifestações, nesse
espaço de sociabilidade homens e mulheres interferem nas vivências cotidianas
“criando” ou recriando manifestações culturais importantes para esses sujeitos,
cada ação representa um momento histórico dessas comunidades que pelos ritos
demonstram a arte, a fé e as folias festivas, essas práticas mobilizam o povo
em torno do boi, da divindade ou da música que atrai e transforma a lida diária
em momento de congratulação. As manifestações culturais, artísticas ou
religiosas podem falar muito de uma sociedade, pois podem servir de palco de
disputas ou mesmo trazer os elementos identificadores desses grupos, pois esses
sujeitos culturais não esquecem de marcar seu lugar de se representar. O
simpósio receberá trabalhos de pesquisadores da história, antropologia,
geografia e letras interessados em expor as práticas e experiências de homens e
mulheres no espaço social, demonstrando inclusive a importância dessas
manifestações para a formação social de cidades.
Simpósio Temático 5
Título: História, arte e invenção: identidades,
subjetividades e narrativas da história.
Proponentes: Prof Dr. Edwar de Alencar Castelo
Branco (UFPI) e Prof. Doutorando Fábio Leonardo Castelo Branco Brito (UFPI)
Ementa: O ofício dos historiadores, no magistério tanto
quanto na pesquisa acadêmica, tem sido conformado no interior de um debate que
aponta para caminhos que ora refletem a preocupação em perceber a história como
um saber à beira da falésia – e, portanto, no limiar entre um campo do
conhecimento consolidado e o seu iminente estilhaçamento –, ora aponta a
superação do temor desta falésia metafórica como uma saída que pode levar a um
novo e infinito campo de possibilidades para a escrita da história. Disto
decorre que conceitos tais como invenção, subjetividade, identidade e discurso
passam a ser parte das exigências desse ofício, que, dessa maneira,
distancia-se de um saber puramente científico para tornar-se o que seria
possível chamar de uma protoarte. Diante de tais questões, esse simpósio
procurará reunir trabalhos que se encontrem no interior deste debate. Trata-se
de um Simpósio que se propõe a englobar temáticas relacionadas às artes em
geral, às discussões sobre identidades e os locais da cultura, aos lugares
ocupados pelos sujeitos diante da emergência da noção de pós-humano, às
perambulações de jovens pelos espaços urbanos e pelos espaços cibernéticos, às
falas de gênero que extrapolam a dimensão do corpo e aos encontros entre
história e sensibilidades.
Simpósio Temático 6
Título: Escritas do/no Tempo: interfaces entre História,
imprensa e literatura.
Proponentes: Profª Ma. Laura Lene Lima Brandão
(UFPI) e Prof. Me. João Carlos de Freitas Borges (UFPI)
Ementa: Este Simpósio Temático pretende ser um espaço para a
comunicação de pesquisas realizadas por historiadores e profissionais de áreas
afins que investigam a História através da literatura e da imprensa e que fazem
a crítica desse tipo de fonte tendo por base os mais variados vieses
analíticos. O principal fundamento para esta proposta é a ideia de que, como
afirmou Nicolau Sevcenko, “o estudo da literatura e da imprensa conduzido no
interior de uma pesquisa historiográfica preenche-se de significados muito
peculiares, uma vez que mais do que testemunho da sociedade, elas devem trazer
em si a revelação dos seus focos mais candentes de tensão e a mágoa dos
aflitos.” Neste sentido, o espaço se abre para reflexões sobre a produção, a
circulação e o consumo da imprensa e da literatura, tendo sempre como horizonte
o trabalho específico que pauta o cuidado com as fontes e guiado por questões
como: quais as condições sociais, econômicas e culturais que envolvem essa
produção? Quais as intencionalidades? Quais as apropriações e o consumo que se
fizeram destas? A ideia é constituir um espaço profícuo de troca de
experiências, pautado na discussão de diferentes referenciais teóricos,
recortes temporais e objetos de estudo, dentro dos limites estabelecidos pela
tríade história/imprensa/literatura.
Simpósio Temático 7
Título: História, Religião e religiosidades: teorias,
práticas e confluências.
Proponentes: Prof. Dr. Paulo Augusto Tamanini
(UFPI)
Ementa: O presente Seminário Temático constitui-se em espaço
de divulgação e discussão de pesquisas concluídas e em andamento relacionadas
às pesquisas que problematizem as relações entre História e as religiões e
religiosidades. Atentar às crenças religiosas exige um aparato conceitual,
teórico e metodológico que permita lidar as inerências e singularidades de cada
objeto. Nesse sentindo, torna-se objetivo deste Simpósio dialogar
transdisciplinarmente com outras áreas do saber com o intuito de contemplar os
diversos enfoques que se lançam sobre os discursos e/ou práticas religiosas,
devoções e seus desdobramentos.
Simpósio Temático 8
Título: Histórias e trajetórias negras no Piauí: Da Colônia à
Contemporaneidade.
Proponentes: Prof. Dr. Solimar Oliveira Lima
(UFPI) e Profª. Ma. Genimar Machado Resende de Carvalho (UFPI)
Ementa: A escravidão negra constituiu um complexo e dinâmico
sistema que caracterizou a sociedade brasileira por longos anos e legou para a
contemporaneidade modos de vida pautados nas vivências do cativeiro e na
reafirmação da identidade negra a partir da ancestralidade e da tradição. As
histórias e trajetórias negras é um tema bastante amplo que envolve múltiplas
facetas e abordagens sobre as experiências dos escravizados e seus descendentes
ao longo da história da sociedade brasileira. As últimas décadas trouxeram um
grande avanço para os estudos sobre a escravidão e as relações étnico-raciais
com a proliferação de pesquisas que incorporaram novas temáticas e apresentaram
releituras de velhas questões. Assim, este simpósio propõe reunir pesquisas em
andamento ou recentemente concluídas no campo da História e disciplinas afins
que discutam as diferentes experiências da população negra, particularmente na
sociedade piauiense. Os trabalhos devem enfocar, especialmente, temas relativos
às relações escravistas, às comunidades quilombolas e à presença negra no
espaço urbano contemporâneo. Os métodos e as fontes devem ser as mais variadas
possibilitando múltiplos olhares indispensáveis para uma análise ampla e
multifacetada sobre a presença negra no Piauí.
Simpósio Temático 9
Título: História, Mídia e representações .
Proponentes: Prof. Me. Thiago Coelho Silveira
(UFPI) e Mestrando Vinicius Ferreira Ribeiro Cordão (UFRJ)
Ementa: A historiografia brasileira das últimas décadas tem realizado uma significativa aproximação com a mídia, levando ao desenvolvimento de estudos e pesquisas a partir de diferentes abordagens. Nesse contexto, o conceito de representação ganha força, possibilitando a construção de narrativas históricas que põem em discussão os processos de produção, circulação e consumo de diferentes representações. O simpósio temático propõe abranger trabalhos que utilizam os meios de comunicação como fonte ou objeto central de estudo visando perceber como a mídia atua enquanto dispositivo (re)produtor de representações culturais. Através de uma abordagem transdisciplinar buscamos rememorar, sistematizar e debater historicamente de que forma temas e processos midiáticos contribuíram para a consolidação de representações dos diversos segmentos sociais. Dessa forma, trabalhos oriundos do campo da história e comunicação são bem vindos, assim como, da antropologia, sociologia, letras e áreas afins.
Simpósio
Temático 10
Título: Memórias
do trabalho e trajetórias educacionais no tempo presente.
Proponentes: Profª
Dra. Cristiana Costa da Rocha (UESPI) e Profª Dra. Salania Maria Barbosa Melo
(UESPI/UEMA)
Ementa: Este simpósio propõe um debate sobre memórias e experiência cotidianas de homens e mulheres no tempo presente, compreendido entre meados do século XX e contemporaneidade. Interessa-nos estabelecer diálogos no campo das experiências, resistências, deslocamentos e trajetórias educacionais construídos nos mundos do trabalho, no campo e na cidade. O debate se insere no âmbito da História Social e História Social da Cultural e prioriza diálogos e embates entre história e memória, em particular, através da metodologia da história oral.
Simpósio
Temático 11
Título: História, Pesquisa e Ensino.
Proponentes: Profª Drª Claudia Cristina da Silva Fontineles (UFPI)
Ementa: O Simpósio História, Pesquisa e Ensino tem
como propósito possibilitar espaços de discussão a pesquisas acadêmicas que
tratem da elaboração do conhecimento histórico e de sua difusão e reelaboração
nos espaços escolares, ao abordar temas como História e memória das
instituições escolares e dos movimentos sociais relacionados à instrução
pública no Brasil; bem como visa socializar estudos sistemáticos que abordem
experiências exitosas na área do ensino de História nas escolas da Educação
Básica, derivados de projetos de intervenção pedagógica ocorridos no âmbito
universitário/escolas da Educação Básica, realizados em ações institucionais,
como as promovidas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
– PIBID, ou em disciplinas acadêmicas de Estágio Supervisionado em
História/Prática de Ensino de História. Desta forma, o Simpósio almeja
possibilitar a circulação de resultados de pesquisas que se dediquem a
investigar de maneira criteriosa os temas elencados, visando realçar o rigor e
a importância que o ensino de História requer no cenário acadêmico.
Simpósio
Temático 12 (CANCELADO - TRABALHOS INSCRITOS ENCAMINHADOS PARA O SIMPÓSIO TEMÁTICO 8)
Título: Identidades Étnico-Raciais, Cidadania e
Temas Correlatos no Contexto do Estado Nacional Brasileiro.
Ementa: O Estado brasileiro é reconhecido por todos como multicultural, no entanto as culturas indígenas, europeias e africanas da formação inicial, somadas às outras que em momentos históricos diversos para cá afluíram foram, e em muitos casos ainda são, representadas de modo desigual. Efeito direto desse multiculturalismo conservador foi/é o foco na hierarquia valorativa das culturas, tendo como modelo a matriz cultural europeia.
Desde os anos 1950, com os estudos pioneiros promovidos pela
UNESCO, alguns pesquisadores vêm se deparando com pesquisas que comprovam os
efeitos nocivos desse modelo de relações étnico-raciais. Temas como
estereótipos, representações negativas, racismo, desigualdades raciais,
identidades subalternizadas, bem como, resistência, movimentos sociais,
políticas afirmativas etc. vêm demandando tanto os programas de pesquisa das
universidades como o Estado, no sentido de dirimir as persistentes
desigualdades atreladas aos pertencimentos identitários dos grupos
étnico-raciais que constituem a nossa sociedade.
Podemos afirmar que com a redemocratização, iniciada nos anos
1980, presenciamos a construção de um novo paradigma de convívio dos grupos
étnicos-raciais diversos, pautado pelas persistentes reivindicações dos
movimentos sociais organizados em torno das identidades culturais. Um modesto e
persistente multiculturalismo diferencialista têm reconfigurado a nossa
nacionalidade. Identificamos na Constituição de 1988 (Artigos 210, 215 e 231),
na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Artigo 26A e 79B) e também nos
Parâmetros Curriculares Nacionais (Temas Transversais) um avanço gradativo da
temática da diversidade e da diferença. No limiar do século XXI, o conjunto de
políticas públicas afirmativas focadas nas identidades étnicas, raciais e de
gênero, por exemplo, nos dá prova de que essa legislação não ficou apenas no
papel. São motivos de debates e controvérsias, seja pelo Estado, seja pelas organizações
da sociedade civil.
Dito isso, o objetivo desse simpósio temático é acolher pesquisas
e análises, concluídas ou em andamento, que contemplem os temas citados na
explanação. Portanto, interessa-nos discutir a intersecção entre a identidade
étnico-racial (seja ela qual for) e a cidadania, bem como, das identidades
étnico-raciais com outras interseccionalidades. Serão contemplados estudos
oriundo da história e de outras ciências humanas, por exemplo educação,
antropologia e sociologia, que em perspectiva histórica busquem dar conta do
contexto apresentado acima. Dessa maneira, interessa-nos reflexões que
discutam, por exemplo, os seguintes temas: identidades étnico-raciais e
práticas religiosas diversas; festas e tradições; mundos da escravidão e do
pós-emancipação; constituição de comunidades tradicionais; racialização e
cidadania no Brasil republicano e, por fim, estudos de caso envolvendo a
aplicabilidade de políticas afirmativas em torno das Leis 10.639/2003 e
11.645/2008 que instituíram o ensino de história e culturas africanas e
afro-brasileiras e indígenas nas escolas da educação básica.
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