Simpósios Temáticos

Simpósio Temático 1

Título: Conflito, Politica, Economia e Poder: as províncias do norte e a construção do Estado Imperial brasileiro no século XIX.

Proponentes: Prof. Dr. Johny Santana de Araújo (UFPI) e Prof. Me. José Lins Duarte. (UFPI)

Ementa: A proposta do GT busca privilegiar estudos que envolvam questões ligadas a participação dos mais diversos atores sociais e políticos na construção politica do Brasil Império particularmente em um espaço físico caracterizado por contestações e insurreições, as chamadas províncias do Norte do Brasil. O presente espaço encontrou-se ora subordinado ora insurreto em relação ao poder central, questões como cidadania, e identidade, coerção e conflito, federalismo e republicanismo, conservadorismo e liberalismo, centralização e descentralização, desenvolvimento e atraso, escravidão e emancipação, leis e violência são temas recorrentes a construção desse espaço físico que hoje chamamos de nordeste, mas que durante o império eram tão somente as províncias do Norte. Para tanto na formação do estado imperial brasileiro aqui está sendo considerado como um processo contínuo e permanente e, como tal, imbuída de um caráter dinâmico que o próprio termo sugere. Portanto, a proposta dos estudos desse GT é de compreender o processo a partir de uma perspectiva histórica diferentemente de uma ideia de evolução.

Simpósio Temático 2

Título: Intelectuais e Poder: escritas sobre o Piauí.

Proponentes: Profª. Drª. Teresinha de Jesus Mesquita Queiróz (UFPI) e Profª. Ma. Iara Conceição Guerra de Miranda Moura (UFPI)

Ementa: O Simpósio Temático “Intelectuais e Poder: escritas sobre o Piauí” busca reunir pesquisadores atuantes na área de História, Literatura e Sociologia a fim de discutir as interfaces de poder entre intelectuais piauienses e as instituições político-culturais. Considerando que a prática escriturística está atrelada a um lugar social e é marcada por jogos de poder e representação, discutiremos nesse Simpósio Temático os contextos de formulação, recepção e crítica de obras sobre o Piauí influenciadas por ações políticas e instituições culturais, bem como as práticas que estas relações proporcionam para o entendimento de nossa realidade. O período enfocado nesses debates será o século XX, por entendermos que este momento é crucial para criação e consolidação da identidade piauiense através de produções escritas sobre o Estado. Objetivamos fomentar um debate que resulte num maior entendimento sobre a aproximação entre intelectuais e o poder público para a consolidação da cultura piauiense.

Simpósio Temático 3

Título: A História das Cidades no Brasil Republicano.

Proponentes: Prof. Doutorando Pedro Pio Fontineles Filho (UESPI) e Prof. Dr. Marcelo de Sousa Neto (UESPI)

Ementa: O Simpósio A História das Cidades no Brasil Republicano visa discutir o processo de formação das cidades brasileiras, bem como as maneiras de acesso ao espaço urbano e de se relacionar com e no cenário urbano, privilegiando problemáticas que envolvam a história das formações da cartografia urbana - tanto na dimensão física quanto simbólica e emocional - e as memórias relativas a essas experiências, seja pelas ações ou pela subjetivação do vivido. Dessa forma, procura-se dar visibilidade a pesquisas que tratem das tensões e das negociações estabelecidas pelos protagonistas do processo de organização e de significação dos espaços urbanos, assim como as que discutam as ações do Poder Público e dos diferentes segmentos sociais no sentido de assegurar direitos a seus habitantes de usufruírem satisfatoriamente desses espaços, em especial com as experiências relacionadas à instrução formal e à construção de significados e de sociabilidades em seu cotidiano, impressos em meio às diferentes maneiras de acordos e de conflitos referentes ao direito à cidade. Assim, o Simpósio pretende permitir o debate, a interlocução e a circulação de pesquisas que se dediquem a investigar as cidades brasileiras e suas sociabilidades no tempo, sobretudo nas diferentes maneiras de subjetivá-las nas formas de sentir, de falar, de escrever ou de representar o vivido e o ansiado nesses espaços praticados.

Simpósio Temático 4

Título: Cultura e tradições populares: analise histórico – antropológica das manifestações culturais, artísticas e religiosas.

Proponentes: Profª Ma. Patrícia de Sousa Santos (UFPI) e Profª Ma. Jucilaine Maria de Carvalho (UFPI)

Ementa: A rua é um espaço de múltiplas manifestações, nesse espaço de sociabilidade homens e mulheres interferem nas vivências cotidianas “criando” ou recriando manifestações culturais importantes para esses sujeitos, cada ação representa um momento histórico dessas comunidades que pelos ritos demonstram a arte, a fé e as folias festivas, essas práticas mobilizam o povo em torno do boi, da divindade ou da música que atrai e transforma a lida diária em momento de congratulação. As manifestações culturais, artísticas ou religiosas podem falar muito de uma sociedade, pois podem servir de palco de disputas ou mesmo trazer os elementos identificadores desses grupos, pois esses sujeitos culturais não esquecem de marcar seu lugar de se representar. O simpósio receberá trabalhos de pesquisadores da história, antropologia, geografia e letras interessados em expor as práticas e experiências de homens e mulheres no espaço social, demonstrando inclusive a importância dessas manifestações para a formação social de cidades.

Simpósio Temático 5

Título: História, arte e invenção: identidades, subjetividades e narrativas da história.

Proponentes: Prof Dr. Edwar de Alencar Castelo Branco (UFPI) e Prof. Doutorando Fábio Leonardo Castelo Branco Brito (UFPI)

Ementa: O ofício dos historiadores, no magistério tanto quanto na pesquisa acadêmica, tem sido conformado no interior de um debate que aponta para caminhos que ora refletem a preocupação em perceber a história como um saber à beira da falésia – e, portanto, no limiar entre um campo do conhecimento consolidado e o seu iminente estilhaçamento –, ora aponta a superação do temor desta falésia metafórica como uma saída que pode levar a um novo e infinito campo de possibilidades para a escrita da história. Disto decorre que conceitos tais como invenção, subjetividade, identidade e discurso passam a ser parte das exigências desse ofício, que, dessa maneira, distancia-se de um saber puramente científico para tornar-se o que seria possível chamar de uma protoarte. Diante de tais questões, esse simpósio procurará reunir trabalhos que se encontrem no interior deste debate. Trata-se de um Simpósio que se propõe a englobar temáticas relacionadas às artes em geral, às discussões sobre identidades e os locais da cultura, aos lugares ocupados pelos sujeitos diante da emergência da noção de pós-humano, às perambulações de jovens pelos espaços urbanos e pelos espaços cibernéticos, às falas de gênero que extrapolam a dimensão do corpo e aos encontros entre história e sensibilidades.

Simpósio Temático 6

Título: Escritas do/no Tempo: interfaces entre História, imprensa e literatura.

Proponentes: Profª Ma. Laura Lene Lima Brandão (UFPI) e Prof. Me. João Carlos de Freitas Borges (UFPI)

Ementa: Este Simpósio Temático pretende ser um espaço para a comunicação de pesquisas realizadas por historiadores e profissionais de áreas afins que investigam a História através da literatura e da imprensa e que fazem a crítica desse tipo de fonte tendo por base os mais variados vieses analíticos. O principal fundamento para esta proposta é a ideia de que, como afirmou Nicolau Sevcenko, “o estudo da literatura e da imprensa conduzido no interior de uma pesquisa historiográfica preenche-se de significados muito peculiares, uma vez que mais do que testemunho da sociedade, elas devem trazer em si a revelação dos seus focos mais candentes de tensão e a mágoa dos aflitos.” Neste sentido, o espaço se abre para reflexões sobre a produção, a circulação e o consumo da imprensa e da literatura, tendo sempre como horizonte o trabalho específico que pauta o cuidado com as fontes e guiado por questões como: quais as condições sociais, econômicas e culturais que envolvem essa produção? Quais as intencionalidades? Quais as apropriações e o consumo que se fizeram destas? A ideia é constituir um espaço profícuo de troca de experiências, pautado na discussão de diferentes referenciais teóricos, recortes temporais e objetos de estudo, dentro dos limites estabelecidos pela tríade história/imprensa/literatura.

Simpósio Temático 7

Título: História, Religião e religiosidades: teorias, práticas e confluências.

Proponentes: Prof. Dr. Paulo Augusto Tamanini (UFPI)

Ementa: O presente Seminário Temático constitui-se em espaço de divulgação e discussão de pesquisas concluídas e em andamento relacionadas às pesquisas que problematizem as relações entre História e as religiões e religiosidades. Atentar às crenças religiosas exige um aparato conceitual, teórico e metodológico que permita lidar as inerências e singularidades de cada objeto. Nesse sentindo, torna-se objetivo deste Simpósio dialogar transdisciplinarmente com outras áreas do saber com o intuito de contemplar os diversos enfoques que se lançam sobre os discursos e/ou práticas religiosas, devoções e seus desdobramentos.

Simpósio Temático 8

Título: Histórias e trajetórias negras no Piauí: Da Colônia à Contemporaneidade.

Proponentes: Prof. Dr. Solimar Oliveira Lima (UFPI) e Profª. Ma. Genimar Machado Resende de Carvalho (UFPI)

Ementa: A escravidão negra constituiu um complexo e dinâmico sistema que caracterizou a sociedade brasileira por longos anos e legou para a contemporaneidade modos de vida pautados nas vivências do cativeiro e na reafirmação da identidade negra a partir da ancestralidade e da tradição. As histórias e trajetórias negras é um tema bastante amplo que envolve múltiplas facetas e abordagens sobre as experiências dos escravizados e seus descendentes ao longo da história da sociedade brasileira. As últimas décadas trouxeram um grande avanço para os estudos sobre a escravidão e as relações étnico-raciais com a proliferação de pesquisas que incorporaram novas temáticas e apresentaram releituras de velhas questões. Assim, este simpósio propõe reunir pesquisas em andamento ou recentemente concluídas no campo da História e disciplinas afins que discutam as diferentes experiências da população negra, particularmente na sociedade piauiense. Os trabalhos devem enfocar, especialmente, temas relativos às relações escravistas, às comunidades quilombolas e à presença negra no espaço urbano contemporâneo. Os métodos e as fontes devem ser as mais variadas possibilitando múltiplos olhares indispensáveis para uma análise ampla e multifacetada sobre a presença negra no Piauí.

Simpósio Temático 9

Título: História, Mídia e representações.

Proponentes: Prof. Me. Thiago Coelho Silveira (UFPI) e  Mestrando Vinicius Ferreira Ribeiro Cordão (UFRJ)

Ementa: A historiografia brasileira das últimas décadas tem realizado uma significativa aproximação com a mídia, levando ao desenvolvimento de estudos e pesquisas a partir de diferentes abordagens. Nesse contexto, o conceito de representação ganha força, possibilitando a construção de narrativas históricas que põem em discussão os processos de produção, circulação e consumo de diferentes representações. O simpósio temático propõe abranger trabalhos que utilizam os meios de comunicação como fonte ou objeto central de estudo visando perceber como a mídia atua enquanto dispositivo (re)produtor de representações culturais. Através de uma abordagem transdisciplinar buscamos rememorar, sistematizar e debater historicamente de que forma temas e processos midiáticos contribuíram para a consolidação de representações dos diversos segmentos sociais. Dessa forma, trabalhos oriundos do campo da história e comunicação são bem vindos, assim como, da antropologia, sociologia, letras e áreas afins.

Simpósio Temático 10

Título: Memórias do trabalho e trajetórias educacionais no tempo presente.

Proponentes: Profª Dra. Cristiana Costa da Rocha (UESPI) e Profª Dra. Salania Maria Barbosa Melo (UESPI/UEMA)

Ementa: Este simpósio propõe um debate sobre memórias e experiência cotidianas de homens e mulheres no tempo presente, compreendido entre meados do século XX e contemporaneidade. Interessa-nos estabelecer diálogos no campo das experiências, resistências, deslocamentos e trajetórias educacionais construídos nos mundos do trabalho, no campo e na cidade. O debate se insere no âmbito da História Social e História Social da Cultural e prioriza diálogos e embates entre história e memória, em particular, através da metodologia da história oral.

Simpósio Temático 11

Título:
 História, Pesquisa e Ensino.

Proponentes: Profª Drª Claudia Cristina da Silva Fontineles (UFPI)


Ementa: O Simpósio História, Pesquisa e Ensino tem como propósito possibilitar espaços de discussão a pesquisas acadêmicas que tratem da elaboração do conhecimento histórico e de sua difusão e reelaboração nos espaços escolares, ao abordar temas como História e memória das instituições escolares e dos movimentos sociais relacionados à instrução pública no Brasil; bem como visa socializar estudos sistemáticos que abordem experiências exitosas na área do ensino de História nas escolas da Educação Básica, derivados de projetos de intervenção pedagógica ocorridos no âmbito universitário/escolas da Educação Básica, realizados em ações institucionais, como as promovidas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, ou em disciplinas acadêmicas de Estágio Supervisionado em História/Prática de Ensino de História. Desta forma, o Simpósio almeja possibilitar a circulação de resultados de pesquisas que se dediquem a investigar de maneira criteriosa os temas elencados, visando realçar o rigor e a importância que o ensino de História requer no cenário acadêmico.

Simpósio Temático 12 (CANCELADO - TRABALHOS INSCRITOS ENCAMINHADOS PARA O SIMPÓSIO TEMÁTICO 8)

Título: Identidades Étnico-Raciais, Cidadania e Temas Correlatos no Contexto do Estado Nacional Brasileiro.

Proponentes: Prof. Me. Mairton Celestino da Silva

Ementa: O Estado brasileiro é reconhecido por todos como multicultural, no entanto as culturas indígenas, europeias e africanas da formação inicial, somadas às outras que em momentos históricos diversos para cá afluíram foram, e em muitos casos ainda são, representadas de modo desigual. Efeito direto desse multiculturalismo conservador foi/é o foco na hierarquia valorativa das culturas, tendo como modelo a matriz cultural europeia.
Desde os anos 1950, com os estudos pioneiros promovidos pela UNESCO, alguns pesquisadores vêm se deparando com pesquisas que comprovam os efeitos nocivos desse modelo de relações étnico-raciais. Temas como estereótipos, representações negativas, racismo, desigualdades raciais, identidades subalternizadas, bem como, resistência, movimentos sociais, políticas afirmativas etc. vêm demandando tanto os programas de pesquisa das universidades como o Estado, no sentido de dirimir as persistentes desigualdades atreladas aos pertencimentos identitários dos grupos étnico-raciais que constituem a nossa sociedade.
Podemos afirmar que com a redemocratização, iniciada nos anos 1980, presenciamos a construção de um novo paradigma de convívio dos grupos étnicos-raciais diversos, pautado pelas persistentes reivindicações dos movimentos sociais organizados em torno das identidades culturais. Um modesto e persistente multiculturalismo diferencialista têm reconfigurado a nossa nacionalidade. Identificamos na Constituição de 1988 (Artigos 210, 215 e 231), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Artigo 26A e 79B) e também nos Parâmetros Curriculares Nacionais (Temas Transversais) um avanço gradativo da temática da diversidade e da diferença. No limiar do século XXI, o conjunto de políticas públicas afirmativas focadas nas identidades étnicas, raciais e de gênero, por exemplo, nos dá prova de que essa legislação não ficou apenas no papel. São motivos de debates e controvérsias, seja pelo Estado, seja pelas organizações da sociedade civil.

Dito isso, o objetivo desse simpósio temático é acolher pesquisas e análises, concluídas ou em andamento, que contemplem os temas citados na explanação. Portanto, interessa-nos discutir a intersecção entre a identidade étnico-racial (seja ela qual for) e a cidadania, bem como, das identidades étnico-raciais com outras interseccionalidades. Serão contemplados estudos oriundo da história e de outras ciências humanas, por exemplo educação, antropologia e sociologia, que em perspectiva histórica busquem dar conta do contexto apresentado acima. Dessa maneira, interessa-nos reflexões que discutam, por exemplo, os seguintes temas: identidades étnico-raciais e práticas religiosas diversas; festas e tradições; mundos da escravidão e do pós-emancipação; constituição de comunidades tradicionais; racialização e cidadania no Brasil republicano e, por fim, estudos de caso envolvendo a aplicabilidade de políticas afirmativas em torno das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que instituíram o ensino de história e culturas africanas e afro-brasileiras e indígenas nas escolas da educação básica.

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